Lendo Em Harmonia Com A Natureza
AUTORA
Professora Rosângela Lopes, 5º ano
Ler é exercitar a alma, é coexistir com a história, é compreender que a leitura sobre o ser humano é a soma da humanidade. Somos começo, somos fim somos eternidade Sim!
A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se questionar e formular argumentos bem fundamentados. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
A leitura além de ser instrumento para a construçã do saber em sala de aula, cria um indivíduo crítico reflexivo, pronto para transformar a sociedade em que vive. No entanto, percebe-se que cada vez menos jovens desenvolvem o hábito diário da leitura e cabe a nós, educadores, despertar esse interesse desde cedo e inserir esse hábito na vida dos nossos pequenos.
Encontramos algumas dificuldades em inserir a leitura em nossas vidas nos dias de hoje, por vários motivos, entre eles a falta de tempo, a rotina que muitas vezes é corrida, a falta de costume. E com relação as crianças é uma disputa com a internet, com joguinhos e outras coisas que estão mais acostumados atualmente, a leitura acaba ficando sempre em segundo ou terceiro plano. Mas é um habito que deveríamos ter, pois é de extrema importância para nossas vidas, não somente como uma necessidade, mas também como uma forma de viajar na imaginação, de se distrair, conhecer um mundo novo, conhecer novas culturas que muitas vezes somente a leitura pode nos proporcionar.
Professora Rosângela Lopes, 5º ano
Ler é exercitar a alma, é coexistir com a história, é compreender que a leitura sobre o ser humano é a soma da humanidade. Somos começo, somos fim somos eternidade Sim!
A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se questionar e formular argumentos bem fundamentados. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
A leitura além de ser instrumento para a construçã do saber em sala de aula, cria um indivíduo crítico reflexivo, pronto para transformar a sociedade em que vive. No entanto, percebe-se que cada vez menos jovens desenvolvem o hábito diário da leitura e cabe a nós, educadores, despertar esse interesse desde cedo e inserir esse hábito na vida dos nossos pequenos.
Encontramos algumas dificuldades em inserir a leitura em nossas vidas nos dias de hoje, por vários motivos, entre eles a falta de tempo, a rotina que muitas vezes é corrida, a falta de costume. E com relação as crianças é uma disputa com a internet, com joguinhos e outras coisas que estão mais acostumados atualmente, a leitura acaba ficando sempre em segundo ou terceiro plano. Mas é um habito que deveríamos ter, pois é de extrema importância para nossas vidas, não somente como uma necessidade, mas também como uma forma de viajar na imaginação, de se distrair, conhecer um mundo novo, conhecer novas culturas que muitas vezes somente a leitura pode nos proporcionar.
O nosso projeto de leitura foi desenvolvido com os alunos do quinto ano, com o objetivo de despertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita, estimulando o hábito diário da leitura. Conhecer e identificar textos diversos (literários e não-literários), possibilitar o maior contato entre criança e livro, desenvolver atividades interdisciplinares, dialogando com as mais diversas áreas do conhecimento, levando a percepção de que o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita é uma atribuição de todos.
O projeto denominado "LENDO EM HARMONIA COM A NATUREZA" foi realizado em grande parte na área externa da escola. Foram escolhidos alguns livros de acordo com os interesses da turma e como a nossa escola é uma escola do campo, ficou mais fácil desenvolver esse projeto em meio a natureza. Em uma das nossas aulas nos reunimos embaixo de uma árvore, com uma sombra ampla e refrescante, local adequado para deixar a imaginação ir além das páginas dos livros.
Foram momentos de bastante partilha e entretenimento, espero que os alunos levem essa prática para a vida, lendo em harmonia com a natureza em suas casas, em família, e não percam esse hábito de leitura.
Em sala trabalhamos sobre os livros lidos, com interpretação de textos, desenhos, roda de conversa e partilha do conhecimento adquirido com essa experiência.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de se tornar um adulto leitor.
Comentários
Postar um comentário