“MULHER INSPIRADORA”

AUTORA
Diretora Elisangela das Brotas de Anhaia, 4º ano A

O projeto aqui apresentado pela turma do 4º ano A tem como tema, a trajetória de vida profissional de uma mulher exemplar que rompeu barreiras do preconceito e desafios para se tornar a primeira professora em nosso bairro.

No ano de 1933 nasce uma mulher admirável, Judit Maria José Moreira, filha de seu Eurides Martins e de Maria do Carmo Rodrigues Martins. Aos 18 anos foi nomeada professora da escola isolada do bairro do Capinzal, começou a dar aulas para todas as pessoas que vinham dos bairros vizinhos e de todas as redondezas. Judit sempre foi um exemplo de profissional, mãe e esposa, enfrentou muitas barreiras para lecionar, barreiras do preconceito por ser uma mulher negra, e muitas outras, como a distância que tinha que percorrer à cavalo para ir até a cidade entregar os relatórios da escola uma vez ao mês. Mas venceu todas essas barreiras demonstrando ser uma mulher de fibra e coragem, nunca se deixou abater pelas dificuldades da vida. Segundo relatos de uma de suas filhas: Ela Gostava muito de dar aula, e comentava que isso era um privilégio para ela, comentou que mesmo enfrentando preconceitos ela superou tudo e sempre foi muito respeitada e admirada por pais e alunos.

Hoje a escola do nosso bairro leva o nome de seu pai “Eurides Martins” em respeito a todo o trabalho e dedicação que tiveram pela escola e pelo bairro. Judit esteve à frente da escola por 27 anos, onde encerrou sua carreira, mas continuou presente sempre que possível, participou de um desfile cívico onde a escola a homenageou, e também de uma formatura onde demonstrou seu orgulho por ver que seu trabalho, esforço e dedicação sempre valeram a pena. Levamos alguns dos alunos até a casa de pessoas que estudaram na escola na época, uma das entrevistas foi realizada com a dona Maximiliana ex aluna da professora Judit, a qual relatou que gostava muito de estudar e que a professora sempre se esforçava e se dedicava para oferecer o melhor a cada um. Disse que a professora deixou muitos ensinamentos, não somente pedagógicos mas também como o ser humano notável que era, sempre ensinando o valor do respeito principalmente aos pais e aos mais velhos.

Em uma de conversa com os educandos da turma, falamos sobre o que seria uma mulher inspiradora e cada um descreveu em uma palavra o que eles levarão para a vida sobre a Professora Judit.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendo Em Harmonia Com A Natureza

OUTUBRO ROSA

POVOS INDÍGENAS