POVOS INDÍGENAS

AUTORA
Professora Adriana Prestes Abdalah, 4º ano A

Os alunos do 4 º ano A da Escola Rural Municipal Eurides Martins, em Piraí do Sul, desenvolveram atividades durante todo mês de abril, referente aos Povos Indígenas, com objetivo de conhecer um pouco mais a cultura.

As atividades tiveram início com vídeo aula para melhor entendimento dos educandos. Foi abordado diversos assuntos, desde a colonização até os dias de hoje, a situação dos povos indígenas no Brasil passou por diversas transformações, foi garantido aos indígenas vários direitos, como o de preservar sua cultura e o de viver nas terras tradicionalmente ocupadas pelos seus ancestrais. Todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados.

A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. Eles prezam pela pintura corporal, dividem o trabalho, fica para os homens a defesa do território, abertura de roças, construção das casas, pesca e outros, mulheres coletam frutos e raízes, elaboram comida, cuidam das crianças, fazem objetos de cerâmicas e redes. A pintura corporal é um bem cultural de grande valor, representa parte da história, sentimentos do cotidiano e os bens sagrados. Usam a pintura corporal em festas como casamento, nascimento, comemorações, dança, luta, luto, proteção, etc. Tem pintura para o rosto, braço, costas e até mesmo para as pernas. Utilizavam pinturas específicas para homens e mulheres casados e solteiros. As pinturas têm diversidade de tamanho e significados. Os índios utilizam as matérias-primas da natureza vale lembrar que indígenas respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, constroem canoas, arcos e flechas e suas habitações (ocas). A palha é utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos.

Ao concluir as atividades, os educandos fizeram cartazes e vídeos para melhor entendimento do assunto.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendo Em Harmonia Com A Natureza

OUTUBRO ROSA