PROJETO: " FOCO "

AUTORA
Professora Rosângela Lopes, 5º ano A

Inúmeros resíduos descartados incorretamente poluem o planeta, sendo considerados vilões. Seu descarte inapropriado após o uso causa grande impacto ambiental, ocasionando danos ao planeta. Mas a grande questão é, quem realmente é o vilão? O resíduo ou o ser humano que não descarta corretamente seu lixo no local correto? Afinal, quando descartado de modo correto, uma embalagem plástica, por exemplo, pode se tornar uma nova resina para a fabricação de novos produtos. Quando o plástico ou qualquer outro resíduo reciclável é descartado em lixões, aterros, ruas, avenidas, florestas ou qualquer outro local que não seja propício, são gerados grandes impactos para o meio ambiente, mas não somente o impacto direto que é a contaminação do planeta pelos resíduos, mas também a proliferação do mosquito da dengue e outras doenças devido a essas atitudes.

Nosso projeto “FOCO”, tem como objetivo conscientizar os alunos da escola e demais pessoas sobre a importância em se ter “cuidado” , principalmente ao nosso redor em nosso ambiente seja familiar, escolar ou em comunidade.

Nosso foco principal é a conscientização do descarte apropriado do lixo no seu local correto, para evitar o contágio pelo mosquito da dengue, e outros problemas que o lixo pode trazer. E também alertar as pessoas sobre a importância desse gesto tão simples, mas que pode evitar muitos transtornos.

Nossa aula em sala de aula foi realizada com vídeos explicando a importância da reciclagem, do descarte adequado do lixo no local correto, em uma roda de conversa os alunos falaram sobre como é a rotina em casa com o lixo e os materiais recicláveis, e os cuidados que tem no dia a dia para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Trabalhamos através de textos e desenhos a importância em se cuidar do meio ambiente, o risco do descarte incorreto e a contaminação do solo e do lençol freático, que causam doenças e agravam a poluição do solo, do ar e da água.

Trabalhamos também a importância da reciclagem, quanto mais reciclar, mais diminuirá os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global mantendo o meio ambiente sustentável para as gerações futuras, a reciclagem também é responsável pala renda de inúmeras famílias.

QUEM RECICLA O LIXO VIVE DE BEM COM ANATUREZA E A CONSCIÊNCIA.

Em nossa aula prática realizamos uma limpeza em torno da escola recolhendo o lixo que encontramos, procuramos também focos de mosquito da dengue empacotes plásticos, copos entre outras coisas.

Distribuiremos ao longo do projeto cartazes nas paredes da escola, nas lixeiras sobre a conscientização do descarte correto do lixo, dos cuidados como “ foco” da dengue e sobre a importância da reciclagem.

“O CUSTO DO CUIDADO É SEMPRE MENORQUE O CUSTO DO REPARO”










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendo Em Harmonia Com A Natureza

OUTUBRO ROSA

POVOS INDÍGENAS