OUTUBRO ROSA

AUTORA
Professora Rosângela Lopes

Precisamos falar........

Outubro rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer do colo de útero. A campanha do outubro rosa existe desde 1990, começou na cidade de Nova York, com a realização de uma corrida pela cura do câncer de mama. No evento, os participantes receberam um laço rosa que se tornou o símbolo da campanha.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, e a partir de 2011 também ocorrem campanhas relacionadas à prevenção do câncer de colo de útero em vários estados.

Apesar de ser um assunto delicado, muitos defendem a necessidade de ser falado em sala de aula, ajudando alunos e professores a se conscientizarem, a compreenderem e acompanharem amigos e familiares nessa luta contra o câncer de mama e do colo do útero. Nesse sentido percebe-se o quão é importante tratar desse assunto desde cedo, a fim de promover também cuidado nos seus lares.

Apesar da campanha anual, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que cerca de 66.000 mulheres desenvolverão câncer de mama a cada ano entre 2020 e 2022. O mesmo instituto estima ainda que essa seja a segunda maior causa de mortalidade entre as pacientes. Com esses dados começamos a pensar em quantas crianças podem estar enfrentando uma situação assim em suas casas. Ou ainda quantas dessas poderiam ter ajudado sobre a prevenção para suas parentes mais próximas.

Todos os anos são realizadas nas escolas, campanhas de conscientização sobre vários assuntos e temas, e essa é uma campanha que está sendo realizada durante esse mês com nossos educandos de todas as turmas mas em especial com os alunos do 5º ano A da nossa escola.

O tema da campanha é de extrema importância para a conscientização dessa doença que afeta a tantas mulheres, no mundo inteiro, então porque não começar com os pequenos levando algumas informações básicas para suas famílias que muitas vezes não tem muito acesso a informações sobre o assunto, ou não sabem exatamente onde procurar ajuda caso seja necessário. Então o mínimo de informações que pudermos levar à essas mulheres ou conscientizar pelo menos algumas delas sobre a importância desse auto cuidado, já significa muito.

Trabalhamos em sala de aula com cartazes, atividades escritas, textos e vídeos sobre a importância principalmente de um diagnóstico precoce do câncer de mama, e qualquer sinal diferente em seu corpo as pessoas devem procurar uma unidade básica de saúde, porque quando descoberto no início a probabilidade de cura do câncer é bem maior.

Entregamos ao estudantes panfletos de conscientização para que levassem a seus familiares com informações básicas sobre prevenção e como procurar ajuda caso estejam passando por alguma situação assim. A turma do 5º ano distribuiu aos demais estudantes da escola um lápis personalizado sobre a campanha do outubro rosa para levar para a casa.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendo Em Harmonia Com A Natureza

POVOS INDÍGENAS